Você está aqui:

Agropecuária

Técnico em Agropecuária

O Curso Técnico em Agropecuária concomitante e subsequente ao ensino médio, ofertado pela Fundação Helena Antipoff, através da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, tem duração de 1,5 ano. O curso é ministrado ou no turno matutino, vespertino ou noturno. Ao final do curso, o aluno receberá o título de Técnico em Agropecuária.

Atuação do Técnico em Agropecuária

O Técnico em Agropecuária é habilitado para desenvolver atividades como autônomo e, ou, como colaborador de instituições públicas e privadas. Como agente de mudanças no setor agropecuário, precisa apresentar uma postura pessoal e profissional que harmonize produção e qualidade de vida.

Em função das competências técnicas adquiridas, o profissional pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – seja na produção agrícola/zootécnica propriamente dita e na comercialização dos respectivos produtos.

Objetivos do Curso

O Curso Técnico em Agropecuária tem como objetivo formar um profissional com visão crítica dos processos de produção animal, vegetal e agroindustrial, assim como formar um cidadão ciente de sua função política, social e econômica, para um desenvolvimento agrícola mais sustentável. Nesse sentido, o curso prepara o estudante para avaliar, planejar, executar e gerenciar todas as atividades agropecuárias, objetivando desenvolver uma visão crítica para adaptar as técnicas agropecuárias aos diferentes sistemas produtivos, às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva. O curso também proporciona a aplicação de conhecimentos, embasados nas legislações vigentes, visando à produção de alimentos com qualidade e responsabilidade social.

Ementa

A ementa do curso é voltada para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas. As disciplinas oferecidas para o curso incluem, entre outros conceitos, noções elementares de biologia e agricultura, estudos dos solos, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade economia rural; organização e gerenciamento rural; silvicultura; apicultura, piscicultura, caprino e ovinocultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia; máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; nutrição dos animais domésticos; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados; processamento da carne e engenharia rural.

O Curso Técnico em Agropecuária na FHA/ETESS

O curso Técnico em Agropecuária ofertado pela Fundação Helena Antipoff, através da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo conta com professores especializados em diversas áreas do conhecimento que abrange as necessidades técnicas dos nossos educandos. Além de contar com um corpo de profissionais técnicos que ajudam nas aulas práticas dentro da FHA. O curso conta também com parcerias com a Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal e a Fundação Caio Martins. Além de parcerias com empresas públicas e privadas para levar ao aluno toda prática e experiências durante o período do curso.