Você está aqui:

Cursos

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A Educação Profissional presente nas escolas estaduais de Minas Gerais tem por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

A oferta de Educação Profissional na rede estadual, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando os cursos:

 

1) Técnicos concomitantes/subsequentes

O desenvolvimento dos cursos técnicos de Educação Profissional, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e as normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais está organizada conforme Documento Orientador Técnico de Nível Médio, vigente.

 

2) Técnico integrado ao Ensino Médio (EMTI Profissional)

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral Profissional tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano, o exercício efetivo da cidadania e a preparação técnica de nível médio para o mundo do trabalho.

 

FORMA DE INGRESSO

Educação Profissional: após autorização de turma pela Secretaria Estadual de Educação MG, a Fundação Helena Antipoff divulga as vagas e o processo para seleção e ingresso.

EMTI: os alunos do 9º ano da Escola Sandoval Ssoares de Azevedo tem a vaga assegurada, caso existam vagas remanescentes, são disponibilizadas para a comunidade.