Exposição "Casa de Helena é aqui!"

27/12/2023
27/12/2023

No mês de novembro, aconteceu a exposição "Casa de Helena é aqui!", realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, em parceria com a Fundação Helena Antipoff e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A exposição foi uma homenagem à vida e obra de Helena Antipoff, uma russa que se tornou uma figura essencial na educação brasileira do século XX. Helena foi professora, pesquisadora, psicóloga e pedagogista. Seu legado está preservado no Museu Helena Antipoff, localizado no campus da Fundação Helena Antipoff, cujo acervo mantém um significativo acervo arquivístico, bibliográfico e tridimensional.

A iniciativa de destacar a vida de Helena Antipoff veio do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, que busca dar visibilidade às propostas educacionais desenvolvidas em Minas Gerais. A exposição também celebrou a inovação pedagógica de Helena, reconhecendo seu impacto não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país e no exterior.

Com objetos pessoais de Helena que fazem parte do Museu Helena Antipoff, a exposição foi uma bela homenagem à memória de Helena Antipoff e marcou o início do XXI Simpósio do ICH, celebrando seus 80 anos. O evento foi aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e o público em geral.

A exposição proporcionou a todos uma oportunidade de conhecer e apreciar o legado da nossa mestra e criadora na transformação da educação.