Você está aqui:

Notícias

Fundação Helena Antipoff deu posse a um novo Grêmio Estudantil

Publicado em: 
12/12/2022
Última modificação: 
12/12/2022

Após 25 anos, a Fundação Helena Antipoff deu posse a um novo Grêmio Estudantil.

A educação do presente possui como centralidade o jovem, seu projeto de vida e sua aprendizagem e, todas as ações da escola devem ser movimentadas para garantir que o aluno se torne um sujeito autônomo, solidário e competente. Neste protagonismo jovem, se deu o processo de eleição do grêmio estudantil, uma iniciativa dos próprios alunos.

Aconteceram vários momentos de diálogo, escuta e organização e, após a formação de uma comissão eleitoral com os estudantes sob a orientação da coordenadora e professora, Renata Fernandes, foi dado andamento em todas as etapas: lançamento de edital, inscrição de chapas, campanhas, votação e validação do resultado.

Toda esta mobilização permitiu muitas aprendizagens, especialmente sobre democracia, direitos e deveres.

Para o estudante Matheus Rocha de Almeida, aluno do 2º ano do ensino médio técnico integral em Química, é totalmente necessário que uma instituição tão séria tenha um Grêmio Estudantil. “Meu primeiro dia na Fundação já me perguntava por que uma escola de tal tamanho não tinha um Grêmio estudantil e logo procurei a Renata para a criação do Grêmio. Publicamos o edital de inscrição e logo já tivemos. Foi uma competição muito legal, todas as chapas com garra para ganhar. Agradeço aos meus colegas que ajudaram a constituir a comissão eleitoral pró-Grêmio, pois ela foi responsável por todas as decisões decorrentes das eleições.”

Maria Eduarda Dias, aluna do 2º ano do ensino médio técnico integral em Química e presidente da chapa ganhadora, destaca o quanto foi satisfatório presenciar a posse de um novo Grêmio estudantil após 25 anos na FHA. “A importância de um Grêmio na instituição é de suma responsabilidade e competência, a representação estudantil defende e aponta os direitos e interesses dos alunos, aprendendo a ética e a cidadania na prática, evidenciada com a votação de muitos alunos de forma democrática.”

Atualmente o grêmio estudantil já conta com um espaço destinado para suas reuniões, conforme regulamentado pela legislação.