Projeto "Pequenos Historiadores"

10/11/2023
10/11/2023

O Projeto "Pequenos Historiadores" foi uma iniciativa desenvolvida com os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Sandoval Soares de Azevedo, com o objetivo de explorar e aprofundar o conhecimento histórico , despertar a curiosidade e criatividade dos alunos. Durante o primeiro bimestre, os alunos mergulharam nos conteúdos de história e geografia que abordaram desde o surgimento do homem, suas origens, até a evolução da humanidade, passando pelos primeiros habitantes e chegando ao homem que conhecemos hoje.

O processo de ensino envolveu aulas expositivas e práticas que estimularam o interesse dos alunos, permitindo que eles contribuíssem com seus conhecimentos, levantassem hipóteses e integrassem esses conhecimentos com as pesquisas científicas, consolidando os conceitos históricos abordados. No entanto, as aulas não se limitaram às quatro paredes da sala de aula; elas também despertaram a curiosidade e a inquietação dos alunos em relação à experiência de visitar um museu.

A visita ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, localizado no Coração Eucarístico, foi uma oportunidade para os alunos explorarem obras de arte, objetos históricos e aprenderem sobre as diferentes espécies que já existiram em nosso planeta. Os alunos entenderam que eles são os protagonistas da história e a experiência de ver e participar dela contribuiu para a construção do conhecimento.

As vivências fora do ambiente escolar tinham o propósito de integrar teoria e prática, consolidando o aprendizado de forma lúdica e significativa, preparando assim os pequenos historiadores para se tornarem cidadãos críticos e bem informados que compreendem o mundo em que vivem e suas próprias contribuições para a história.

A visão educacional do projeto está alinhada com a filosofia da nossa mestra Helena Antipoff, que enfatiza a importância de uma educação ampla e dinâmica que vai além das paredes da sala de aula.