FHA em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Manso realiza a primeira capacitação para educadores do município

19/10/2023
19/10/2023

A Fundação Helena Antipoff em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Manso realizou a primeira capacitação para educadores do município, marcando um importante passo na promoção da saúde mental e da inteligência emocional.

O evento contou com a participação das servidoras da Fundação, a psicóloga Jeane Ribeiro e da professora Deise Maia. O tema escolhido para esta capacitação, "Saúde Mental e Inteligência Emocional em Tempos Desafiadores", refletiu a urgência de abordar questões cruciais que afetam tanto educadores quanto estudantes, especialmente em meio a cenários complexos e transformadores como os que enfrentamos atualmente.

A capacitação proporcionou uma visão abrangente sobre os desafios que a saúde mental enfrenta no contexto educacional, destacando a importância de identificar sinais de estresse, ansiedade e outras questões emocionais em alunos e profissionais da educação, além das estratégias práticas para promover um ambiente de aprendizado saudável e solidário.

A abordagem sobre inteligência emocional, demonstrou como ela pode ser desenvolvida e aplicada nas escolas para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos, inspirando os participantes refletirem sobre o impacto positivo que a compreensão e a gestão das emoções podem ter nas relações interpessoais e no desempenho acadêmico.

"Recebemos em parceria com a Fundação, essa capacitação profissional sobre saúde mental e inteligência emocional. Foi um momento maravilhoso! O resultado de um trabalho de muita dedicação que repercutiu positivamente, os participantes pediram mais capacitações e pessoas de outros municípios que estavam presentes também se interessaram. Nosso muito obrigado à equipe da Fundação que tem nos apoiado. Esse é o início de uma parceria que está comprometida em continuar oferecendo iniciativas como essa para apoiar a comunidade educacional em sua busca por um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor. Esperamos que essa seja a primeira de muitas iniciativas bem-sucedidas que virão", afirma Monique, secretária de educação aqui de Rio Manso.