Feira de Empresas Simuladas atrai visitantes e rodas de negócios na FHA

07/11/2023
07/11/2023

Alunos do curso técnico em Administração da Fundação Helena Antipoff participaram da Feira de Empresas Simuladas. O curso ofertado na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo tem a metodologia Sebrae, onde as equipes puderam expor e vender produtos utilizando a plataforma de empresas simuladas CesBrasil. Além de praticar negociação e vendas, os alunos puderam fazer networking ao interagir com visitantes e demais empresas simuladas participantes da feira.

Os alunos foram acompanhados pelo corpo docente do curso que prestou suporte metodológico e receberam a visita da equipe de analistas do Sebrae.

“Estamos muito felizes por ver o desempenho dos nossos alunos, o quanto as pessoas se engajaram e o quanto é importante para todo mundo participar de uma atividade tão significativa para a vida de cada um. A gente pode ver o protagonismo e o desenvolvimento, e a gente sabe que essas pessoas serão profissionais muito melhores no futuro”, relata Thiago Morais, diretor do CesBrasil que visitou os estandes participantes.

O curso tem duração de dois semestres e o projeto Empresa Simulada desafia os alunos a criar, gerenciar e mediar conflitos no mundo empresarial, já que a simulação de um negócio permite que o aluno experimente os processos e setores de uma empresa, mantendo contato com diversas empresas virtuais em todo o mundo através da plataforma oferecida.

Segundo Sabrina de Almeida, aluna do segundo módulo do curso, o objetivo do projeto é principalmente promover o empreendedorismo, atuando com todos os setores de uma empresa. “Nesse projeto temos uma avaliação prática a partir de uma empresa simulada onde usamos um sistema fornecido pelo Sebrae com acesso a todas as transações realizadas de forma fictícia.” Sabrina e sua equipe montaram uma empresa no ramo de cosméticos e afirma que o sistema facilita as negociações com clientes e fornecedores.

A simulação de empresas dentro da metodologia utilizada visa fazer a empresa sobreviver e fornecer lucro e quando isso não ocorre os participantes são desafiados a elaborarem planos de recuperação para futuramente serem um diferencial no mercado. Essas atividades reforçam o conceito da metodologia utilizada em sala de aula alinhada à prática forma profissionais mais capacitados em gestão de empresas.