Você está aqui:

Notícias

17ª Primavera dos Museus e o 40º Encontro Anual Helena Antipoff

Publicado em: 
07/10/2023
Última modificação: 
07/10/2023

A Fundação Helena Antipoff uniu duas ocasiões igualmente especiais: a 17ª Primavera dos Museus e o 40º Encontro Anual Helena Antipoff. Este encontro ocorreu de 18 a 25 de setembro, uma celebração da cultura, da educação e da diversidade.

A programação do evento foi diversificada e cheia de temáticas enriquecedoras. Tivemos a Palestra "Programa Encontro de Saberes: por uma universidade pluriepistêmica", ministrada pelo palestrante Rodrigo Amaro. A apresentação de dança dos estudantes do curso de Educação Física da UEMG, no âmbito do Projeto de Extensão Terra Firme, sob a coordenação de Fernanda Abatepietro.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem à Professora Elza de Moura, uma servidora da instituição que, aos notáveis 108 anos, compartilhou suas experiências como aluna de Helena Antipoff. A apresentação da Orquestra Jovem das Gerais e do educador físico Ailton, acompanhado pelos pacientes Geisa e Kaique, tornou essa homenagem verdadeiramente memorável.

O evento também contemplou diversas Mesas Redondas, cada uma explorando temas relevantes, como a formação de professores para a educação especial e a inclusão de pessoas com altas habilidades e superdotação, com as palestras de Maria de Fátima Pio Cassemiro e Zulmary Jesus Ferreira Brito. Discutiram-se as dimensões da psicologia na diversidade e da ortopedia mental orientada por Helena Antipoff, com as contribuições de Débora Barbosa e Laênia Martins Petersen.

Outro tópico explorado tratou dos Jardins da FHA e do Jardim Mandala da FaE/UFMG como espaços de diversidade e convivência, com as participações de Welington Dias e Patrícia Carla de Queiroz. A ciência como eixo da formação foi o tema com palestrantes como Ricardo Barros Lima, Wanderson Cleres e Renata Silva Cruz.

A diversidade cultural e a educação museal com contribuições de Douglas Tomácio, representante da cultura indígena, Adolfo Marciano dos Santos, representante da Folia de Reis de Ibirité, e Roberto César Parreiras, representante do Congado de Ibirité.

Durante o encontro apresentou o projeto, "Cidadão Global: de Minas para o mundo", que explora intercâmbio estudantil na Escola Pública. Este projeto pioneiro da Fundação Helena Antipoff foi apresentado por Julia Marques e Giovanna Martins, ex-alunas e bolsistas, e Isabella Nalesso, de origem italiana que está fazendo seu intercâmbio aqui na FHA, trazendo uma perspectiva internacional para a educação.

Para encerrar com chave de ouro, a apresentação do espetáculo "Cadernos de Helena - O Teatro e a Pedagogia de Helena Antipoff", realizado pelo Grupo Atrás do Pano em colaboração com os talentosos alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo. Esse espetáculo, que narra a emocionante jornada de Helena Antipoff pela vida e obra, foi uma homenagem merecida a uma mulher que deixou um impacto duradouro na educação e na cultura.