Você está aqui:

Notícias

Voando alto: os benefícios de soltar pipa

Publicado em: 
29/09/2023
Última modificação: 
29/09/2023

Brincar é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil, uma jornada repleta de descobertas e aprendizado. As crianças, em sua curiosidade natural, exploram o mundo ao seu redor por meio das atividades lúdicas, adquirindo habilidades essenciais e desenvolvendo aspectos emocionais e sociais que moldarão seu crescimento.

Uma atividade clássica que oferece inúmeros benefícios é soltar pipa!

Pensando em todos os benefícios dessa brincadeira, a professora de Educação Física da Fundação Helena Antipoff, Deise Ázara, organizou um dia especial para seus alunos do ensino fundamental da Escola Sandoval Soares de Azevedo: o dia da pipa.

Segundo a professora Deise, a brincadeira de soltar pipa oferece um vasto leque de benefícios para o desenvolvimento infantil, contribuindo para o crescimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças. "É importante encorajar as crianças a participarem dessa atividade tradicional, garantindo que elas aproveitem todos os benefícios que ela tem a oferecer. Foi um momento maravilhoso e prazeroso para as crianças e para algumas foi uma novidade, pois nunca tinham brincado de soltar pipa antes", afirma a docente.

Essa brincadeira simples estimula o desenvolvimento das crianças, além de promover interações sociais valiosas, ensinando compartilhamento, colaboração e comunicação. A criatividade também floresce ao personalizar as pipas com designs únicos e cores vibrantes. E, é claro, ensina sobre responsabilidade, cuidado e regras de segurança essenciais, como não usar linha chilena ou cerol.