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Resenha crítica: ampliando horizontes literários

Publicado em: 
27/09/2023
Última modificação: 
27/09/2023

Nas aulas de Língua Portuguesa da professora Elba Loures os alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo embarcaram em uma jornada intelectual empolgante ao aprenderem a arte de construir resenhas críticas de obras literárias, tendo como objeto de análise o livro "Clarice" de Roger Melo. Essa experiência não apenas ampliou seus horizontes literários, mas também os dotou de habilidades valiosas para a vida.

A professora guiou seus alunos através das complexidades da natureza argumentativa das resenhas, proporcionando uma compreensão profunda de como produzir esse tipo específico de texto. Em sua orientação, ela destacou a importância da introdução, onde os alunos devem apresentar informações bibliográficas essenciais do texto e contextualizar o assunto abordado. Essa etapa fundamental estabelece as bases para uma análise crítica sólida.

No desenvolvimento das resenhas, a professora incentivou os alunos a identificar e apresentar as ideias e argumentos principais da obra "Clarice". Esta etapa desafiadora envolveu a capacidade de análise crítica e a síntese das complexas nuances da história, treinando nossos estudantes para pensar de forma profunda e crítica.

Um dos aspectos mais notáveis deste projeto foi o estímulo à expressão pessoal. A professora encorajou os alunos a expressar suas opiniões de maneira autêntica, a ter um posicionamento crítico e a fazer associações com outros contextos. Um exemplo notável foi o paralelo traçado entre o livro "Clarice" e a ditadura da Coreia do Norte, evidenciando uma ligação entre os fatos.

"Este trabalho não apenas contribuiu para o desenvolvimento das habilidades dos alunos em análise crítica e síntese, mas também promoveu uma compreensão mais profunda de sua própria realidade e do mundo que os cerca. Através da leitura crítica, eles foram capazes de explorar diferentes perspectivas e desenvolver um olhar mais perspicaz sobre a literatura e a sociedade em geral", afirma a docente.