FHA recebe intercambista da Itália

03/10/2023
03/10/2023

O Projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, da Fundação Helena Antipoff, é uma iniciativa inspiradora que coloca a educação no centro de sua missão. Seu objetivo fundamental é eliminar as barreiras que separam os alunos da rede pública e proporcionar a oportunidade única de acesso à educação intercultural e à mobilidade acadêmica internacional por meio do intercâmbio estudantil.

Em 2019, testemunhamos os primeiros frutos desse projeto quando Laura e Vinícius, alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo, embarcaram em uma jornada emocionante para a Itália durante o último ano do ensino médio. Essa experiência transcendeu as salas de aula tradicionais e abriu as portas para uma educação globalizada.

Apesar dos desafios impostos pela pausa pandêmica, o projeto não parou. Em 2021, a aluna Giovanna partiu rumo à Finlândia em agosto, e em setembro, os alunos Luiz, Júlia, Khadija e Emily embarcaram para a Itália, ansiosos por mais um ano de aprendizado e descobertas.

Neste ano, a Fundação Helena Antipoff celebra a seleção de 10 alunos para o intercâmbio estudantil, com destino a Bélgica, Argentina, Itália, França e África do Sul. Cada um deles representa a promessa de um futuro mais rico em conhecimento e compreensão global.

Além de enviar nossos alunos para experiências enriquecedoras em outros países, a Fundação Helena Antipoff também abriu as portas para receber intercambistas estrangeiros. Em 2019, fomos anfitriões de estudantes vindos da Tailândia e Itália, além de voluntários da Alemanha. Em 2021, recebemos a aluna Hanna-Lou, de origem francesa, que desembarcou para cursar o 2º ano do ensino médio técnico integrado aqui, na Escola Técnica.

O ano de 2022 trouxe Hanna, de origem alemã, e Matilde, da Itália, para realizar seus intercâmbios em nossa instituição. E agora, em 2023, estamos recebendo a intercambista  Isabella, de origem italiana, para cursar o 2º ano do ensino médio em tempo integral no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Durante toda a permanência no Brasil, esses intercambistas são acompanhados pela AFS Intercultura Brasil, uma organização parceira da FHA que também desempenha um papel fundamental no intercâmbio de nossos alunos. Essa parceria garante que essas experiências sejam seguras, significativas e cheias de aprendizado, promovendo a compreensão e a amizade entre jovens de diferentes partes do mundo.

"O Projeto Cidadão Global está moldando não apenas a educação, mas também as vidas de todos aqueles envolvidos, demonstrando que, por meio do intercâmbio cultural, podemos construir um mundo mais unido e enriquecedor para todos", afirma Carolina Lobo, gerente de Projetos e Resultados da FHA.