FHA realiza 3ª edição do Campeonato de Cubo Mágico

11/10/2023
11/10/2023

A Fundação Helena Antipoff realizou o 3° Campeonato de Cubo Mágico para alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo, um projeto com o objetivo de difundir o pensamento lógico e a paixão pela Matemática entre os alunos. Com 82 participantes, o torneio proporcionou momentos emocionantes e desafiadores para todos os envolvidos.

Os competidores foram divididos em três categorias distintas, cada uma delas representando diferentes níveis de habilidade e conhecimento: Fundamental I, com 14 inscritos; Fundamental II, com 28 inscritos; e Fundamental II (MANHÃ) e EMTI, com 40 inscritos. Essa estrutura permitiu que os alunos competissem em um ambiente adequado ao seu desenvolvimento, garantindo uma competição justa e empolgante.

A verdadeira essência do Campeonato de Cubo Mágico não era apenas a velocidade com que os participantes resolviam os cubos, mas também a capacidade de percepção visual e memória. Os melhores competidores eram aqueles que conseguiam decifrar o padrão das cores com rapidez, tomando decisões inteligentes sobre os movimentos necessários para resolver o desafio diante deles.

O grande destaque do evento foi a evolução dos estudantes ao longo do tempo. Quando as oficinas de cubo mágico começaram na instituição, poucos alunos tinham qualquer conhecimento sobre essa ferramenta. No entanto, hoje é comum ver jovens alunos caminhando pelos corredores com um cubo nas mãos, seja para ensinar aos colegas os truques e estratégias que aprenderam, seja para aprimorar suas próprias habilidades.

É notável que o incentivo entre os alunos desempenha um papel crucial no crescimento dessa competição. Um exemplo inspirador é que o aluno mais jovem a participar deste campeonato tinha apenas 8 anos de idade, demonstrando que a paixão pelo cubo mágico e o apoio dos mais experientes podem levar a grandes conquistas.