Você está aqui:

Notícias

Estudantes exploram peça teatral como forma literária nas aulas de língua portuguesa

Publicado em: 
25/10/2023
Última modificação: 
25/10/2023

O teatro, como forma de expressão artística, oferece uma série de benefícios profundos para o ser humano. Vai muito além das cortinas, dos palcos e das luzes, sendo uma experiência que pode transformar vidas. 

Entre os inúmeros benefícios proporcionados por essa arte, destacam-se: estímulo ao autoconhecimento; aumento da autoestima; favorecimento da interação; elevação no interesse pela literatura; estímulo à criatividade; aumento do senso de responsabilidade.

Diante dessa temática, a professora de Língua Portuguesa da Fundação Helena Antipoff, Elba Loures, concebeu um projeto inovador para seus alunos da Escola Sandoval Soares de Azevedo. Eles foram encorajados a escolher obras literárias e adaptá-las para o formato teatral. O resultado foi uma gama diversificada de peças, abrangendo desde clássicos da literatura mundial até filmes famosos do cinema nacional.

Entre as adaptações, foram apresentadas peças infantis, como "Os Três Porquinhos", "Chapeuzinho Vermelho", "Cinderela" e "Turma da Mônica". Além disso, os alunos também encenaram obras icônicas da literatura mundial, como "O Pequeno Príncipe", "O Diário de Anne Frank", "O Livro de Gênesis", "Romeu e Julieta" e "Caroline". Em homenagem ao cinema nacional, apresentaram comédias como "Tô Ryca" e "Minha Mãe é uma Peça".

Uma peça de teatro é uma forma literária única que oferece a oportunidade de compreender e experimentar os elementos da linguagem teatral, que incluem personagens, espaço cênico, ação dramática, plateia, figurino, sonoplastia e outros aspectos que contribuem para a riqueza da experiência teatral. Através desse projeto, os alunos não apenas aprenderam sobre literatura e teatro, mas também desenvolveram habilidades cruciais para a vida, tornando-se artistas de suas próprias histórias no palco da educação.