Você está aqui:

Notícias

Estudantes do ensino médio participam de projeto sobre prevenção ao suicídio

Publicado em: 
28/09/2023
Última modificação: 
28/09/2023

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a campanha surgiu quando o jovem Mike Emme cometeu suicídio no mês de setembro e cor remete ao seu Mustang amarelo. Sua história nos lembra que, muitas vezes, o que parece brilhante por fora pode esconder escuridões interiores.  

No entanto, Setembro Amarelo não é apenas sobre a lembrança de tragédias passadas, mas também sobre a esperança e a prevenção. É um momento em que a sociedade se une para falar abertamente sobre o tema delicado. É uma oportunidade para conscientizar, educar e inspirar ações que podem salvar vidas.

Pensando nisso, Talita Gabriela, docente da Fundação Helena Antipoff, desenvolve um projeto de prevenção com os alunos do 3° ano do ensino médio em tempo integral da Escola Sandoval Soares de Azevedo. Os alunos abraçaram a causa com entusiasmo, aprendem sobre os sinais de alerta e como oferecer apoio, além de colocar em prática o valor da vida e a importância que cada um deles tem no mundo. 
Os professores e a direção da escola também se envolveram ativamente no projeto, participando das dinâmicas elaboradas e desenvolvidas pelos alunos. Essa colaboração demonstrou que a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade de todos na comunidade escolar.

"Há três anos venho desenvolvendo esse projeto de prevenção com os alunos do 3° ano do ensino médio em tempo integral. É um trabalho muito importante na educação, é o momento em que eles param e refletem sobre a valorização da sua vida, sobre amar ao próximo e o mais importante, oferecer ajuda. Sinto muito honrada em poder trabalhar esse assunto e alcançar o objetivo maior, que é zelar pela vida e saúde mental dos nossos alunos", afirma Talita.