Você está aqui:

Notícias

Projeto "Mercadinho"

Publicado em: 
02/08/2023
Última modificação: 
02/08/2023

O projeto "Mercadinho" foi criado com o objetivo de trabalhar de forma prática e envolvente os conceitos de matemática, mais especificamente adição, subtração e sistema monetário. Além disso, visa desenvolver habilidades como leitura e escrita das cédulas, raciocínio lógico na resolução de situações-problema, identificação das cédulas em circulação no país e familiarização com diferentes tipos de textos, como folhetos, embalagens e listas.

Durante o projeto, foram utilizadas cédulas de brinquedo para que os alunos pudessem realizar as compras e calculadoras e máquinas registradoras de brinquedo para simular as transações. Dessa forma, o aprendizado ocorreu de maneira lúdica e prazerosa.

Ao vivenciarem a dinâmica do mercadinho, os alunos se depararam com diversas situações reais e cotidianas, nas quais precisaram fazer cálculos para realizar suas compras, conferir o troco, somar o valor dos produtos e reconhecer informações em rótulos, entre outras atividades. "Essas experiências proporcionaram um contexto significativo para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando o processo educativo mais concreto e aplicável à vida real", afirme Rosimeire Vidal, professora e idealizadora do projeto.