Você está aqui:
Notícias
Estudantes da FHA publicam artigo em Congresso de Meio Ambiente
Os jovens autores, Isaac Luan da Rocha Gomides, Nélio Cardoso Silva Junior, Pedro Henrique de Magalhães Pereira, Débora Vieira da Silva e Ester Vitoria Rodrigues Soares, tiveram seu artigo, intitulado "CONHECIMENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Seria Esse Um Caminho Para a Redução das Atividades Antrópicas?", aprovado por avaliadores e apresentado no prestigioso I Congresso Nacional On-line de Integração em Saúde e Meio Ambiente – CONSAMEI.
O evento, direcionado a acadêmicos e profissionais interessados nas áreas da Saúde e Meio Ambiente, ocorreu no dia 29/06/2023, e o artigo publicado nos canais do congresso no dia 18/07/2023.
Esse notável feito é resultado do trabalho árduo e da dedicação de um grupo de dez alunos, que formaram a equipe PRÁXIS, sob a orientação do professor Leandro Cearenço Lima. Equipe participante do "1º Torneio de Robótica Helena Antipoff", um dos projetos promovidos pela Fundação Helena Antipoff e coordenado pelo professor Rodrigo de Almeida Jorge. Nesse torneio, diversas equipes competem para cumprir três desafios, sendo um deles o Mérito Científico, que neste ano abordou questões relacionadas às mudanças climáticas.
A produção e o envio do artigo para o congresso foram um marco importante na trajetória dos alunos. Quando o professor orientador mencionou a existência de congressos, revistas científicas e eventos acadêmicos, surgiu a ideia de transformar seu projeto em um artigo científico do tipo resumo expandido. Esse artigo foi submetido ao congresso e avaliado por especialistas, que forneceram um valioso feedback sobre a qualidade do trabalho. Para a surpresa e alegria dos alunos, o artigo recebeu parecer favorável e foi aprovado para apresentação e publicação nos anais do congresso.
A história do problema de pesquisa abordado no artigo é fascinante. Quando o professor compartilhou um vídeo que explicava o termo "mudanças climáticas", os alunos perceberam a confusão de conceitos existente e começaram a se questionar: "Será que se as pessoas realmente compreenderem o que são as mudanças climáticas, elas irão melhorar suas ações prejudiciais ao meio ambiente?". A partir desse questionamento, nasceu o projeto de pesquisa que resultou nesse artigo e, futuramente, pretende desenvolver um jogo pedagógico voltado para crianças, com o objetivo de despertar desde cedo o interesse e ampliar o conhecimento sobre esse importante tema.
Isaac Luan, líder da equipe, relatou que a participação na construção do mérito científico proporcionou experiências e conhecimentos incríveis, que ele levará para sua vida profissional.
Nélio Cardoso destacou a descoberta de coisas que jamais imaginou ter acesso, aprendendo sobre as regras rigorosas da escrita acadêmica.
Pedro Henrique ressaltou a complexidade e os passos necessários para seguir as normas, além de aprender sobre a busca e seleção de artigos científicos.
Débora Vieira revelou o prazer de ter seu trabalho avaliado e reconheceu a importância da precisão na escrita científica.
Ester Vitoria descreveu a experiência desafiadora e gratificante, que desenvolveu habilidades de pesquisa e redação.
Parabenizamos toda a equipe PRÁXIS e o professor Leandro Cearenço Lima por essa grande conquista !