Você está aqui:

Notícias

Estudantes da FHA publicam artigo em Congresso de Meio Ambiente

Publicado em: 
18/07/2023
Última modificação: 
18/07/2023

Os jovens autores, Isaac Luan da Rocha Gomides, Nélio Cardoso Silva Junior, Pedro Henrique de Magalhães Pereira, Débora Vieira da Silva e Ester Vitoria Rodrigues Soares, tiveram seu artigo, intitulado "CONHECIMENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Seria Esse Um Caminho Para a Redução das Atividades Antrópicas?", aprovado por avaliadores e apresentado no prestigioso I Congresso Nacional On-line de Integração em Saúde e Meio Ambiente – CONSAMEI.

O evento, direcionado a acadêmicos e profissionais interessados nas áreas da Saúde e Meio Ambiente, ocorreu no dia 29/06/2023, e o artigo publicado nos canais do congresso no dia 18/07/2023.

Esse notável feito é resultado do trabalho árduo e da dedicação de um grupo de dez alunos, que formaram a equipe PRÁXIS, sob a orientação do professor Leandro Cearenço Lima. Equipe participante do "1º Torneio de Robótica Helena Antipoff", um dos projetos promovidos pela Fundação Helena Antipoff e coordenado pelo professor Rodrigo de Almeida Jorge. Nesse torneio, diversas equipes competem para cumprir três desafios, sendo um deles o Mérito Científico, que neste ano abordou questões relacionadas às mudanças climáticas. 

A produção e o envio do artigo para o congresso foram um marco importante na trajetória dos alunos. Quando o professor orientador mencionou a existência de congressos, revistas científicas e eventos acadêmicos, surgiu a ideia de transformar seu projeto em um artigo científico do tipo resumo expandido. Esse artigo foi submetido ao congresso e avaliado por especialistas, que forneceram um valioso feedback sobre a qualidade do trabalho. Para a surpresa e alegria dos alunos, o artigo recebeu parecer favorável e foi aprovado para apresentação e publicação nos anais do congresso.

A história do problema de pesquisa abordado no artigo é fascinante. Quando o professor compartilhou um vídeo que explicava o termo "mudanças climáticas", os alunos perceberam a confusão de conceitos existente e começaram a se questionar: "Será que se as pessoas realmente compreenderem o que são as mudanças climáticas, elas irão melhorar suas ações prejudiciais ao meio ambiente?". A partir desse questionamento, nasceu o projeto de pesquisa que resultou nesse artigo e, futuramente, pretende desenvolver um jogo pedagógico voltado para crianças, com o objetivo de despertar desde cedo o interesse e ampliar o conhecimento sobre esse importante tema. 

Isaac Luan, líder da equipe, relatou que a participação na construção do mérito científico proporcionou experiências e conhecimentos incríveis, que ele levará para sua vida profissional.

Nélio Cardoso destacou a descoberta de coisas que jamais imaginou ter acesso, aprendendo sobre as regras rigorosas da escrita acadêmica.

Pedro Henrique ressaltou a complexidade e os passos necessários para seguir as normas, além de aprender sobre a busca e seleção de artigos científicos.

Débora Vieira revelou o prazer de ter seu trabalho avaliado e reconheceu a importância da precisão na escrita científica.

Ester Vitoria descreveu a experiência desafiadora e gratificante, que desenvolveu habilidades de pesquisa e redação. 

 

Parabenizamos toda a equipe PRÁXIS e o professor Leandro Cearenço Lima por essa grande conquista !