Você está aqui:

Notícias

Estudantes da FHA participam de projeto de astronomia

Publicado em: 
20/07/2023
Última modificação: 
20/07/2023

Mais de 200 estudantes da Fundação Helena Antipoff participaram do "Projeto de Astronomia: Viagem ao túnel do tempo" e tiveram a incrível oportunidade de vivenciar o projeto "Observatório em Trânsito", promovido pelo renomado Grupo Astronômico da UFMG. 
O projeto tem como propósito principal estimular nos estudantes o desejo pela busca do conhecimento amplo, de maneira envolvente e emocionante. Através de experiências e vivências significativas, busca-se construir um saber interdisciplinar, alinhado com a nova proposta do ensino médio, que coloca o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem.

Reconhece-se a importância do estudo da astronomia não apenas para entendermos os planetas e os astros, mas também para compreendermos como esses conhecimentos impactam nas decisões científicas tomadas em nosso próprio planeta. A astronomia nos permite compreender melhor a dinâmica do universo, as leis naturais que o regem e como isso se relaciona com nosso cotidiano e com os desafios que enfrentamos como sociedade.

Ao trazer um planetário inflável e telescópios para a FHA, o Grupo Astronômico da UFMG proporciona aos estudantes uma experiência única de imersão no vasto universo da astronomia. Por meio de observações diretas, eles tiveram a oportunidade de contemplar a beleza dos astros e compreender as maravilhas do cosmos. Além disso, a realização de pequenos experimentos permite que os estudantes tenham uma abordagem prática e interativa, despertando sua curiosidade e instigando-os a questionar e explorar mais sobre os mistérios do universo.

Essa iniciativa não apenas contribui para o enriquecimento do conhecimento científico dos estudantes, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a capacidade de observação e a investigação científica. Ao despertar o interesse pela astronomia, o projeto "Viagem ao túnel do tempo " colabora para a formação de jovens mais conscientes, criativos e engajados, capazes de tomar decisões informadas e embasadas em evidências científicas.