Você está aqui:

Notícias

Ações para o Fortalecimento da Convivência Democrática no Ambiente Escolar

Publicado em: 
21/07/2023
Última modificação: 
21/07/2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), de forma preventiva, planejou uma ação com as escolas estaduais com o objetivo de fortalecer a cultura da paz no ambiente escolar ao longo de 2023. Para isso, encaminhou o documento orientador "Ações para o Fortalecimento da Convivência Democrática no Ambiente Escolar" (Memorando SEE/SPP nº 28/2023), que apresenta uma série de atividades articuladas e coordenadas. Essas ações visam unir esforços para a melhoria do ambiente escolar, com foco no acolhimento, respeito mútuo e multiplicação de atitudes que promovam a paz social. Conforme destacado no próprio documento orientador, a cultura da paz depende de um esforço diário e coletivo.

A Escola Sandoval Soares de Azevedo realizou, na tarde do dia 15/06, uma ação que envolveu todos os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI), além de convidados representantes da Comissão de Educação Jurídica da OAB/Contagem, que enriqueceram as apresentações dos alunos.

No Auditório da Escola Técnica, foi realizada uma rodada de palestras organizada e ministrada pelos jovens protagonistas. Os temas abordados incluíram entrevistas com a comunidade escolar sobre os protocolos de segurança adotados pela escola, o respeito aos agentes que contribuem para o funcionamento da escola, a rede de apoio aos estudantes e à comunidade escolar, a preservação do patrimônio público, o bullying e o cyberbullying, as fake news e o Projeto de Lei relacionado ao assunto, entre outros temas.

Os jovens protagonistas também criaram conteúdos para uma página no Instagram, na qual divulgam diariamente vídeos, cartilhas e posts informativos sobre os temas abordados nas palestras. Além de proporcionar um momento de aprendizado, essa ação auxiliou os alunos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, diálogo, cooperação, resolução de conflitos, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.