Viagem ao túnel do tempo

16/07/2024
16/07/2024

O projeto "Viagem ao Túnel do Tempo" tem como objetivo principal estimular nos estudantes da Escola Sandoval Soares de Azevedo o desejo pela busca do conhecimento de maneira envolvente e emocionante. Através de experiências e vivências, busca-se construir um saber interdisciplinar, alinhado com a nova proposta do ensino médio, que coloca o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem.

Neste ano, o projeto aconteceu no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). A programação incluiu uma palestra de astronomia, visitas aos laboratórios para experimentos de física moderna, eletromagnetismo, óptica e ondas, e uma visita ao observatório. Durante as observações astronômicas, os alunos puderam ver estrelas da Constelação de Sirius, a Lua, meteoritos e um satélite artificial.

Os estudantes do 3º ano do ensino Médio em Tempo Integral, também tiveram a oportunidade de interagir com universitários, aprender sobre a vida acadêmica e bolsas de estudo, usar o bandejão universitário e fazer importantes observações astronômicas.

"A visita nos permitiu expandir nossos conhecimentos e vivenciar na prática o que aprendemos em sala de aula, contribuindo para nosso crescimento acadêmico", destaca Dará Stefany Rodrigues Soares, estudante do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional do Curso Técnico em Química.

"Foi uma experiência incrível ver a lua e as estrelas através do telescópio. Além disso, descobrimos que o som pode criar desenhos geométricos e controlar o fogo, como no tubo de Rubens. O gerador de Van de Graaff fez com que nossos cabelos se levantassem. A estrutura da universidade é ampla e a cidade é acolhedora. A viagem foi uma oportunidade única de convivência com meus colegas. Agradeço ao professor Obregon pelo ótimo trabalho e espero pela próxima visita", acrescenta Samuel Cardoso Duarte, estudante do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional do Curso Técnico em Química.

A cada edição, o projeto reafirma seu compromisso em formar alunos protagonistas de sua própria aprendizagem, preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais do futuro.