Você está aqui:

Notícias

Fundação Helena Antipoff é membro ativo do Conselho Consultivo de Proteção ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Publicado em: 
26/07/2023
Última modificação: 
26/07/2023

A Fundação Helena Antipoff é membro ativo do Conselho Consultivo de Proteção ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Este parque, situado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, é uma das áreas verdes mais significativas da Região Metropolitana da capital mineira, abrangendo 3.941,09 hectares de matas preservadas. Além disso, é considerado um dos principais pontos de conservação do estado de Minas Gerais. Com orgulho, podemos afirmar que é o terceiro maior parque urbano do país e desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos que abastecem a capital (IEF/MG).

O Conselho Consultivo é um importante fórum no qual são debatidas questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas relacionadas à gestão da unidade de conservação e sua área de influência. O Conselho é formalmente constituído e está vinculado à estrutura de gestão do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. De acordo com a Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), as unidades de conservação devem ser administradas em conjunto com seus respectivos conselhos gestores, garantindo assim uma maior interação e participação da sociedade na tomada de decisões. Vale ressaltar que os conselhos gestores podem ser classificados como deliberativos ou consultivos, atuando de acordo com as competências estabelecidas pelo Decreto Federal n° 4.340/2002.

O Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça tem como atribuições:

  • Decidir sobre assuntos relacionados à forma de funcionamento do Conselho, conforme estabelecido em seu Regimento Interno;
  • Decidir sobre o conteúdo do Plano de Ação do Conselho, definindo as diretrizes e prioridades para a gestão da unidade de conservação;
  • Emitir recomendações e moções que orientem a administração e ações de conservação do parque;
  • Manifestar-se e emitir pareceres sobre assuntos pertinentes à gestão da unidade de conservação, contribuindo para a tomada de decisões embasadas em conhecimento técnico e participação da sociedade.
     

A participação da Fundação no Conselho Consultivo demonstra nosso compromisso com a conservação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e nosso papel ativo na promoção de políticas e ações voltadas para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em trabalhar em colaboração com os demais membros do Conselho e com a sociedade em geral, visando garantir a proteção e o uso adequado dessa importante área verde, beneficiando a todos os que valorizam a natureza e reconhecem sua importância para o bem-estar humano.