Você está aqui:

Notícias

Projeto Biscoito Silábico

Publicado em: 
23/06/2020
Última modificação: 
23/06/2020

Um dos momentos mais importantes da escolarização da criança é a alfabetização, que implica na busca de estratégias didáticas e pedagógicas que promovam o aprendizado, garantindo o desenvolvimento e a participação da criança na construção do conhecimento.

O processo de alfabetização ocorre de forma diferente em cada indivíduo e, cada um, alcança determinados níveis, respeitando os tempos e o ritmos da criança.

A proposta desse projeto de integração curricular (dialogando com outros saberes) desenvolvida pela professora Verônica Maciel, utiliza a culinária, como ferramenta pedagógica tornando assim a aprendizagem mais lúdica e prazerosa.

Em casa, com a ajuda do responsável, foi proposto aos alunos a preparação da massa do biscoito silábico, explorando em Matemática (adição, subtração e resolução de problemas), Ciências (a higienização das mãos antes do preparo do alimento), Português (formação e classificação de palavras, frases, pequenos textos e oralidade), além da coordenação motora.

Depois dos biscoitos assados, os alunos montaram palavras, realizaram a leitura, além de registrar no caderno classificando quanto ao número de sílabas, formar frases e escrever um pequeno texto. Ao concluir a atividade, um lanche bem gostoso foi saboreado em família.

Para orientação da família foi encaminhado o projeto escrito e um vídeo explicativo da professora.