Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

12/06/2023
12/06/2023

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição que tem sido aplicada com sucesso em diversas instituições de ensino em todo o país, e que desafia os estudantes a testarem seus conhecimentos nas disciplinas de Física, Química e Biologia, além de questões contextualizadas da disciplina de História. Na Fundação Helena Antipoff, a ONC já está em sua 5ª edição de aplicação, o que demonstra o sucesso da iniciativa e a sua crescente importância no cenário educacional.

Os estudantes que participam da ONC têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e aprimorar seus conhecimentos em ciências. Eles são desafiados a resolver questões complexas e contextualizadas, que exigem não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades de análise, interpretação e raciocínio lógico.

Um dos grandes diferenciais da ONC é que os alunos medalhistas podem concorrer por processos diferenciados a vagas em instituições de ensino superior de ponta, como a USP, a UNICAMP, entre outras. Isso significa que a ONC pode ser um trampolim para que esses jovens talentos tenham acesso a uma educação de qualidade e se tornem os futuros líderes do país.

"A ONC assume um caráter de destaque no país e é uma importante ferramenta para a promoção da educação e da ciência no Brasil. Além de estimular o interesse dos estudantes pelas ciências, a competição também contribui para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento do país como um todo", afirma Gisele Duval, coordenadora de Ciências da Natureza na FHA.