Você está aqui:

Notícias

Entre Mundos – Vida e Obra de Helena Antipoff

Publicado em: 
14/05/2020
Última modificação: 
14/05/2020

Em 2019, patrocinado pela Fundação Helena Antipoff, foi lançado o documentário “Entre Mundos – Vida e Obra de Helena Antipoff”, de Guilherme Reis. O longa-metragem aborda a vida e obra da educadora russa que, entre outras realizações, fundou a Sociedade Pestalozzi do Brasil e mantém seu legado vivo por meio da Fundação que leva seu nome.

A história da educadora e psicóloga Helena Antipoff é contada em materiais de arquivo e entrevistas de especialistas em sua obra e de pessoas que a conheceram.

Com a bagagem de quem havia passado pelos maiores centros de pesquisa do mundo sobre aprendizagem, a educadora e psicóloga russa Helena Antipoff chega a Minas Gerais em 1929, a convite do governo na época, para ajudar a reformular o ensino no estado.

Para narrar a trajetória de Helena Antipoff na educação do Brasil, o documentário percorre os caminhos da educadora desde a origem aristocrática e a formação inicial num importante centro político e cultural do império czarista - São Petersburgo - até o reconhecimento público e a construção do seu legado no Brasil, passando pela formação em Psicologia da Educação na França e em Genebra e o trabalho de pesquisa sob a tutela de Édouard Claparède no Instituto Jean-Jaques Rousseau; a volta à Rússia em busca do pai ferido na Revolução de 1917; o casamento com Victor Iretzky e a maternidade; a experiência no exílio; a vinda para o Brasil; a pesquisa na formação de educadores; a vivência em Ibirité e a criação de instituições em defesa de pessoas socialmente excluídas.

Mais de 45 anos após o seu falecimento, a voz de Antipoff continua extremamente atual e necessária.

Nesta “18ª Semana dos Museus”, disponibilizamos ao público o acesso livre ao documentário pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LxIEytO0FKY&vl=en

O documentário também será exibido na Rede Minas nesta sexta-feira (15/05) às 20:00, em grande parte da região metropolitana de Belo Horizonte o sinal analógico da Rede Minas poderá ser recebido no canal 9 (VHF) e o sinal digital no canal 17 (UHF).

 

“A ação sem a ciência é mera agitação.” (Helena Antipoff, 1892-1974)