Você está aqui:

Notícias

Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 
21/05/2020
Última modificação: 
21/05/2020

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma luta que se faz necessária, um grave problema social que vem aumentando ao longo dos anos. A campanha convoca a pensar sobre o papel social e intensificar a prevenção.

A Constituição Federal prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente uma vida livre de exploração, violência, crueldade e opressão.

A violência contra a criança e o adolescente é muitas vezes silenciada e, os órgãos de proteção e defesa não têm conhecimento dos casos. Ocorre com frequência no ambiente intra-familiar, por pais, parentes, amigos, vizinhos, ou seja, alguém que a vítima conhece, confia e ama. O abusador, geralmente, age por meio de sedução e ameaças para satisfazer seus desejos. A violência pode ocorrer uma única vez, ou pode durar anos, chegando ao fim quando a criança, na fase adulta, liberta-se daquela relação considerada patológica.

No Brasil, os direitos e dignidade da pessoa humana e o exercício da cidadania da população infanto-juvenil, está assegurado pela Lei n.º 8.069/90, que dispõe sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

É de extrema importância a denúncia dos casos para que a investigação seja feita de forma correta e sem expor a vítima. A criança abusada precisa ser acolhida e encaminhada para rede de proteção, caso necessário.

 

Denuncie o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, disque 100.

 

Assista dicas de profissionais no nosso canal do Youtube:

https://youtu.be/r1YHoy3jbA8

https://youtu.be/wRCdLw3we6E