Você está aqui:

Notícias

Abril Azul: mês da conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

Publicado em: 
02/04/2024
Última modificação: 
02/04/2024

Abril é o mês do azul, um período dedicado a conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição neurodesenvolvimental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o "Abril Azul" tem como propósito principal lembrar a data e sensibilizar a população para a importância de compreender e apoiar indivíduos com TEA.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o autismo é caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais diversas, déficits na comunicação e na interação social, além de padrões repetitivos de comportamento. Cada pessoa com autismo é única, e o transtorno se manifesta em diferentes níveis de intensidade.

 

A escolha da cor azul como símbolo do autismo não é aleatória. Representando tanto a condição quanto a maioria dos indivíduos afetados (cerca de 80% são meninos), o azul também evoca um sentimento de calma e aceitação em um mundo muitas vezes caótico e desafiador para pessoas no espectro do autismo. O quebra-cabeça, por sua vez, tornou-se um emblema reconhecido globalmente, simbolizando a complexidade do TEA e as dificuldades de compreensão enfrentadas por aqueles que vivem com essa condição.

 

A campanha "Abril Azul" é fundamental para promover a conscientização sobre o autismo, buscando disseminar informações precisas e combater estigmas, a fim de construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.