Você está aqui:

Notícias

131 anos de Helena Antipoff

Publicado em: 
24/03/2023
Última modificação: 
24/03/2023

A Fundação Helena Antipoff celebrou o 131º aniversário de nascimento de sua fundadora, a educadora e psicóloga Helena Wladimirna Antipoff. A data foi marcada por uma série de atividades que homenagearam a memória e a contribuição de Helena para a educação e a ciência no Brasil.

Para dar início às comemorações, foi realizada uma exposição no hall do prédio principal, onde estiveram presentes servidores, alunos e comunidade. Durante a exposição, foi feita uma apresentação sobre a vida e obra de Helena Antipoff, destacando suas pesquisas pioneiras em psicologia, a criação de escolas para crianças com deficiência intelectual e a luta pelos direitos das mulheres. A exposição reúne fotografias, documentos e objetos pessoais da educadora. A mostra contou ainda com depoimentos de ex-alunos e colegas de Antipoff, que relataram suas experiências e aprendizados ao lado da mestra.

Outra ação realizada pela Fundação foi a doação de mensagens, livros e dvd sobre a vida e obra de Helena Antipoff. A intenção foi difundir o legado da educadora entre estudantes e professores, incentivando o debate sobre temas como inclusão social, educação especial e direitos humanos.

Por fim, foi realizada uma oficina com Cleide A. Fernandes, especialista em audiodescrição, onde foi desenvolvido o tema "Introdução à audiodescrição de imagens estáticas" com o objetivo de proporcionar aprendizado, inspirados na filosofia pedagógica de Helena Antipoff, que valorizava o desenvolvimento integral das pessoas.

As ações realizadas pela Fundação Helena Antipoff em comemoração aos 131 anos de nascimento de sua fundadora foram marcadas pela valorização do legado da educadora e pela promoção da inclusão social e do desenvolvimento humano.