Você está aqui:

Notícias

FHA na mídia

Publicado em: 
19/02/2024
Última modificação: 
19/02/2024

Um sonho realizado e uma experiência que transforma a vida pessoal e profissional. Assim pode ser definida a oportunidade de intercâmbio conquistada pelos estudantes da Escola Sandoval Soares de Azevedo, pertencente ao complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA), em Ibirité, que é vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). 

Gabriel Malaquias, que cursa Desenvolvimento de Sistemas e está no 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), e Marina Santos, que cursa Informática e está no 2º ano EMTI, foram contemplados com bolsas-intercâmbio na edição passada do projeto Cidadão Global – de Minas para o Mundo. Eles já embarcaram para a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde irão passar um ano, imersos na cultura e nos costumes do país. 

“É uma conquista muito grande, porque estou em uma escola pública e indo fazer intercâmbio na África do Sul.”, relatou Marina antes da viagem. Ela e Gabriel participam do projeto Cidadão Global, que oferece a alunos de escolas públicas a oportunidade de conhecer outros países e estudarem fora por até um ano. “Eu chorava e ria ao mesmo tempo. É muito emocionante saber que ela vai participar desse projeto, que ela foi selecionada.”, conta Zenaide dos Santos, mãe da Marina. 

A bolsa inclui passagem aérea internacional; seguro saúde; acomodação em casa de família voluntária (host family); escola, material e uniforme escolar; além de conselheiros da empresa responsável pelo intercâmbio, disponíveis 24h para dar apoio e orientação aos participantes. O embarque aconteceu no dia 16 de julho.

 

Embarque rumo a novas possibilidades

“Assim que eu cheguei, já achei tudo muito incrível. Eu já consegui me enturmar, fiz alguns amigos. Estou adorando“, diz Gabriel, sobre a experiência no novo país. 

“Toda vez que eu conto essa conquista do Gabriel para algum amigo, algum familiar, eu sempre friso que ele está em uma escola estadual.”, ressalta Alexandre Lopes Gonçalves, pai do estudante.

Alexandre reforça dizendo que essa oportunidade será valiosa para o crescimento pessoal e profissional do filho. “Eu tenho certeza que o Gabriel vai trazer na bagagem várias experiências e aprendizados. Essa é uma experiência que ele vai levar para a vida pessoal e, principalmente, para a vida profissional dele.”, afirma Alexandre Lopes Gonçalves, pai do Gabriel. 

Durante o intercâmbio, os estudantes irão vivenciar a cultura, os costumes, os estudos e a rotina no novo país. Alguns detalhes da cultura do país chamam atenção dos intercambistas, como o uniforme das escolas e a natureza. Gabriel aponta que o uniforme é bem diferente , em todas as escolas a vestimenta é mais clássica e formal. Marina, por sua vez, repara na diversidade da natureza ao falar que a fauna e flora do país são maravilhosas.

Os estudantes ficarão na África do Sul até junho de 2024, quando está previsto o retorno deles ao Brasil. As viagens dos outros oito estudantes intercambistas, da edição 2023 do Cidadão Global, estão previstas para acontecer ao longo deste ano. 

 

https://www.educacao.mg.gov.br/estudantes-da-fundacao-helena-antipoffembarcam-para-intercambio-na-africa-do-sul/