Você está aqui:

Notícias

FHA promove uma campanha contra o abandono de animais

Publicado em: 
15/07/2024
Última modificação: 
15/07/2024

O abandono de animais domésticos é um problema recorrente nas cidades, especialmente em áreas públicas. Além de ser considerado crime ambiental, é um ato de crueldade contra a vida. Os animais abandonados sofrem com sede, fome, doenças e maus-tratos, além causar diversos problemas ambientais e de saúde pública. 

O abandono de animais está previsto como crime no artigo 32 da Lei 9.605/98, com pena de dois a cinco anos de detenção e multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço. A lei se aplica a quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos"

Para enfrentar esse problema, a Fundação Helena Antipoff promove uma campanha contra o abandono de animais, visando sensibilizar a população sobre as consequências desse ato. 

Para garantir a segurança dos animais e prevenir o abandono, todo o campus da Fundação Helena Antipoff é monitorado por câmeras de segurança e conta com a presença de vigias. Casos de abandono de animais no campus serão prontamente denunciados às autoridades competentes, assegurando que os responsáveis sejam identificados e punidos conforme a lei.