Você está aqui:

Mecânica

Curso Técnico em Mecânica

 

Escola Técnica Sandoval de Azevedo Soares.

ETSSA.

 

 

Objetivo Geral:

 

A profissão: O técnico em MECÂNICA é o profissional habilitado que atua nos serviços de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais, coordenando equipes de trabalhos e auxiliando na elaboração de projetos e na execução de desenhos de equipamentos industriais e seus componentes. Prestar serviços nas áreas de usinagem e manutenção de máquinas e equipamentos.

 

Atividades Relacionadas:

- Coordenar equipes na realização de serviços de instalação e manutenção mecânica industrial.

- Realizar atividades relacionadas a cálculo técnico, orçamento e especificações de materiais para elaboração e desenvolvimento de projetos mecânicos.

- Atuar no controle de qualidade nos processos de produtos relacionados à sua área de atuação.

- Atuar na supervisão da fabricação e adequação do sistema produtivo ao plano de métodos e processos.

- Prestar assistência técnica na compra, venda e utilização de máquinas e de outros equipamentos especializados.

- Auxiliar na implementação de normas e processos de qualidade, saúde e segurança no trabalho e meio ambiente.

Área de Atuação:

- Indústrias de mineração, automobilísticas, navais, químicas, petroquímicas, alimentícias, metalúrgicas. 

- Empresas prestadoras de serviços de manutenção de forma autônoma.

- Empresas de representação de máquinas, equipamentos e materiais e de prestadores de serviços na área de metalomecânica.

O que é o curso:

 Com este curso o aluno poderá trabalhar no setor da mecânica industrial. Nele você aprenderá sobre controle e planejamento dos principais processos de produção mecânica. Tudo isso baseado nas normas técnicas de padrão de qualidade, saúde, segurança no trabalho e meio ambiente.

Objetivos: 

Atuar no desenvolvimento de projetos, aplicar processos de produção mecânica e realizar a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos segundo normas técnicas, considerando padrões de qualidade, de saúde e segurança no trabalho, e meio ambiente.

Competências: 

Formar profissional com habilitação Técnica de Nível Médio em Mecânica para atuar nos diversos segmentos do mercado, tais como: Indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.

 

As atividades laborais da habilitação Técnico em Mecânica estão concentradas na Área Profissional Controle e Processos Industriais nas atividades relativas a planejamento, instalação, operação, manutenção, qualidade e produtividade; na transformação de matérias primas, na fabricação de bens de consumo ou de produção, instalação e manutenção de máquinas e equipamentos e controle de processos e produtos.

Duração: 18 meses

Estágio Curricular: 300 horas (Não Obrigatório)

Tipo de formação: Técnico

Tipo de curso: Presencial

Pré-requisito: Ensino Médio em Curso a partir do 1º ano ou Ensino Médio Concluído.