Você está aqui:

VÁ À BIBLIOTECA HOJE

A Biblioteca Escolar Amélia de Castro está localizada na Escola Sandoval Soares de Azevedo/FHA, que oferta o fundamental I e II, assim como o ensino médio e educação de jovens e adultos, a alunos da comunidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte . A escola atende aos três turnos - manhã, tarde e noite - com aproximadamente 2.600 alunos. O horário de funcionamento da biblioteca é regular, de 7h às 22h.

A biblioteca constitui-se enquanto espaço educacional que propicia aprendizagens e estimula conexões entre os saberes. Portanto, é um espaço que estimula a pesquisa, a leitura, o estudo, a imaginação e o processo criativo dos estudantes, oferecendo um acervo diversificado para atender às necessidades pedagógica, cultural e social da comunidade escolar.

Tenha acesso a livros de literatura infantil, infanto-juvenil, poesias, romances, contos e crônicas.

Visite nosso acervo de filmes.

Horário de Funcionamento: 7:00 ÀS 22:00

EQUIPE:

Bibliotecária:

Cintia Ramaldes

Assistente de Biblioteca:

Cintia de Castro

Professoras em Uso da Biblioteca:

Andréa A. M. Santos

Ludimila Aguiar da Silva

Sandra Campos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campanha de Conservação do Livro e Material Didático

“Cuide bem do livro ele é de todos nós“

 

Práticas de Conservação do Livro

Você sabia que não podemos fazer anotações, particulares ou profissionais, em papéis avulsos e colocá-los entre as páginas de um livro? Eles deixam marcas e permitem a penetração de sujeira e umidade. Também não podemos escrever e fazer anotações nos livros. Assim, ao cuidarmos dos livros, conservando-os, possibilitamos que eles possam servir a outras pessoas.

Cuide do livro, preserve o saber!

Dicas de conservação do livro:

  • Não fazer anotações, sublinhar e nem riscar;
  • Não utilizar clipes ou outros objetos que possam danificar a obra.

Leitura para a Semana

A professora de português, Magda, trabalhou com os alunos do 9º ano em 2018 o projeto criação de livros de minicontos. Venham prestigiar os livros criados pelos alunos!

 

Projeto Plantas Medicinais nos Quintais do 3º ano EJA em Parceria com a Biblioteca

 

Projeto Autoral na Biblioteca - Resenha Trilogia dos Livros Jogos Vorazes

 

Por: Gabryelle Morais - 7º ano 5

 

Jogos vorazes é uma trilogia de livros que conta a história de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que perdeu o pai em um trágico acidente, e como consequência  passou a ter que lutar por sua sobrevivência.

  Em um futuro distópico onde o mundo foi distribuído e reconstruído, Katniss Everden vai para os "JOGOS VORAZES " uma diversão para  o povo da capital, mas uma tragédia para os distritos de Panem. Katniss tem que lutar com unhas e dentes em uma arena sanguinária, onde 24 tributos lutam por sua vida. O mais forte, frio e estrategista vence, os outros caem sem vida pelo chão.

Eu confesso que no início não dei muita bola para o livro, a partir da segunda parte, comecei a achar interessante e me identifiquei. Com cenas de ação que, se não lidas com calma darão um nó em sua mente, um romance discreto e arrebatador onde você vê o coração de Katniss aos poucos e de maneira discreta se abrir, e deixar que Peeta Mellark crie raízes.

Um livro que  vai muito além do romance, que mostra a luta pela sobrevivência contra um governo opressor e tirano em que os ricos são totalmente  tolos e superficiais. Um livro que mostra a luta de Katniss para se abrir, para viver, para lutar e deixar sua família e amigos vivos.  Um livro que te leva a pensar no futuro e, a se importar mais com política. Que te leva a ser grato pelo que tem, e principalmente, a nunca parar de lutar por uma vida melhor, por um país melhor, por um mundo melhor.

     " NÃO É DA MINHA NATUREZA CAIR SEM LUTAR, MESMO QUANDO AS COISAS PAREÇAM INSUPERÁVEIS'' 
                                         - Katniss Everdeen 

Katniss Everdeen é um exemplo de determinação, coragem, inteligência e amor a família.

Espero que vocês se envolvam tanto quanto eu neste livro, e que consigam enxergar além de letras e frases. Que esse livro leve-os à convicção de nunca, jamais, até o último suspiro, pararem de lutar . 

Feira de Troca de Livros

A Biblioteca Amélia de Castro/ESSA juntamente com a Biblioteca Comunitária da FHA, com a Biblioteca da Escola Técnica e com o curso de letras da UEMG estarão promovendo ações permanentes de incentivo à leitura durante todo o ano. Uma dessas ações é a Feira de Troca de Livros, que possibilitará à toda comunidade escolar o compartilhamento de livros e a formação de círculos de leitura.

Venha ler com a gente! Desapega!

Local: Hall da entrada da ESSA |12 de junho de 2019 | Manhã | Tarde | Noite.

Feira de Troca de Livros 

Manhã

O evento contou com a participação dos funcionários, alunos e professores. Vamos ler e compartilhar cada vez mais! Participe você também da próxima feira que ocorrerá em julho! Desapega e traga um livro para compartilhar!

Feira de Troca de Livros 

Tarde

Muita participação de todos e principalmente dos alunos. Mês de julho tem mais feira. Fique atento e participe! Desapega!

Feira de Troca de Livros

Noite

Troca de livros e distribuição de apostilas que ensinam a cuidar do meio ambiente. Julho tem mais! Desapega e participe!

Projeto Autoral na Biblioteca - Imoralidade escolar

 

Por: Wesley Fernandes Amâncio - 1M7

Atualmente, a violência e o desrespeito vêm aumentando entre os alunos que convivem no ambiente escolar. Isso agrava ainda mais os problemas da educação no nosso país. 

A violência, já é um problema muito evidente na nossa nação mas também no mundo, e por influência, acaba surgindo no ambiente escolar que deveria ser mais seguro. A solução tem que ser encontrada, mas os profissionais precisam ser mais preparados para isso, ao invés de ajudar, acabam revidando com mais violência, o que nunca se resolve, apenas agrava cada vez mais, além de gerar um ciclo vicioso. Para isso, a paz e o conhecimento são elementos fundamentais. Combate-se a violência não com violência e, sim, o diálogo como razão.

O principal remédio, portanto, contra a violência é o amor que gera empatia e se faz pensar no outro e se colocar no lugar dele. Pensando assim, poderia viver em uma sociedade muito mais confortável, proporcionando a todos uma qualidade de vida muito melhor.

 

Organização da Bibioteca

No mês de julho, a biblioteca está funcionando somente para devolução de livros, tendo em vista, que está em processo de organização do seu acervo. Em agosto a biblioteca estará esperando por vocês com livros novos e algumas novidades! Aguardem!

Novas Aquisições

Venha conhecer os novos livros do acervo da Biblioteca Amélia de Castro!

Você conhece os Materiais Didáticos da Biblioteca Amélia de Castro?

Globo terrestre, planetário e play table! Saiba mais sobre a plataforma de jogos educativos, segmentos educacionais e atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no site da play table.

Globo Terrestre
Play Table
Planetário

Escolha do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020

A escolha dos livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental está próxima!

Escolher os livros que serão utilizados pelos próximos anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. O processo de escolha do livro didático envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação disponíveis no Guia do PNLD e o registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola. São ações sérias, que precisam ser realizadas conscientemente e de forma democrática em cada unidade escolar.

A escolha do PNLD 2020 destinada aos anos finais do ensino fundamental está prevista para ocorrer na segunda quinzena de agosto. Venha participar você também!

Feira de Troca de Livros

No dia 07 de agosto, aconteceu na Fundação Helena Antipoff mais uma feira de troca de livros! Estímulo à leitura e à cultura! Fique atento à próxima feira e venha participar com a gente!

Folclore Brasileiro

Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

O Brasil comemora o Dia do Folclore em 22 de agosto, data esta que costuma ser celebrada nas escolas de todo o país. Venha consultar os livros disponíveis para consulta na biblioteca e conheça as principais lendas do folclore brasileiro!

Projeto Autoral na Biblioteca | Resenha: A queda! As últimas horas de Hitler

Por: Talita Lima – 2M3

Professor: Geraldo Magela

 

O filme “ A queda! As últimas horas de Hitler” se passa na Alemanha nazista e conta a história do ponto de vista dos alemães, especificamente do jovem Traudi Junge que ao conseguir um emprego como secretário de Adolf Hitler passa a acompanhá-lo em seus últimos dias de vida.

Estamos acostumados a ver filmes sobre a segunda Guerra mundial do ponto de vista dos judeus, a diferencial deste filme é ter como protagonista o próprio Adolf Hitler com suas contradições, angústias e conflitos.

Durante o filme, temos acesso ao lado pessoal de Hitler, não há vitimização, apesar de expor o que passava na mente do Funrer e suas ambições, também o acesso às violências causadas pela guerra.

Bruno Ganz, o autor que interpretou Hitler treinou o sotaque típico da região onde o líder nazista nasceu, além disso o ator estudou o comportamento de pessoas com mal de Parkinson em um hospital na suíça.

“A queda: as últimas horas de Hitler” baseada nos livros “Der Untergang” estreou em 2005 no Brasil, a maioria das cenas foram gravadas em São Petersburgo na Rússia.