Você está aqui:

Linha do Tempo

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF

 

A Fundação Helena Antipoff está localizada em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. É constituída pela Escola Sandoval Soares de Azevedo (que atende mais de 2.600 alunos do Ensino Fundamental I e II, médio e EJA; Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo (onde são ofertados os cursos para mais de 1.200 estudantes, nos de Administração, Agroecologia, Agropecuária, Informática, Mecânica, Recursos Humanos e Enfermagem no período da manhã, tarde e noite).

Em 2015, a Instituição é escolhida para sediar o 1º Polo de Educação Integral Integrada do estado de Minas Gerais, em parceria com três escola estaduais desenvolvendo as oficinas e acompanhamento pedagógico. Em 2016, mais cinco escolas estaduais da cidade de Ibirité integram o programa. A partir de 2017, a Fundação faz uma parceria inédita com a prefeitura municipal, recebendo mais 13 escolas da Secretaria Municipal de Educação, sendo mais de 1.400 estudantes atendidos diariamente pela Instituição.

A Fundação desenvolve o Programa de Alfabetização e Letramento, em parceria com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, que atende mais de 770 jovens e adultos em oito municípios: Almenara, Ibirité, Itatiaiuçu, Montes Claros, Novo Cruzeiro, São Joaquim De Bicas, Teófilo Otoni e Tumiritinga. O principal objetivo do programa é levar o conhecimento e reduzir o analfabetismo nas regiões mineiras. 

A Fundação ainda conta em seu espaço com a Biblioteca Comunitária que atende mais de 500 pessoas por mês, tendo mais de 8 mil acervos disponíveis para a comunidade. No Telecentro ocorrem cursos presenciais de informática básica, atendendo uma média de 550 cidadãos por mês. 

O CEAD - Centro de Ensino a Distância da FHA - são ofertados os cursos de Capacitação, Idiomas e Profissionalizantes da Tecnologia da Informação da Uaitec - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais, desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Em nossas atividades contamos com o Horto e a Horta, o espaço esportivo destinado aos estudantes e comunidade, além da piscina que é aberta aos sábados a comunidade.

Esse trabalho só é possível de ser realizado graças ao legado de Helena Antipoff, que sempre acreditou que o caminho do crescimento humano e pessoal é por meio da Educação.