Você está aqui:

Escola de Helena

No ano de 2015, inicia-se um novo programa na Educação de Minas Gerais. A Secretaria de Educação muda o modelo e diretrizes da Educação de Tempo Integral. 

A Fundação Helena Antipoff foi escolhida para sediar a 1ª Escola Polo do Estado, sendo um marco para a história da cidade de Ibirité, que tem como referência a educadora russa, Helena Antipoff.

A Educação Integral e Integrada é um projeto desafiador, principalmente sendo uma forma de ensino que visa desenvolver a criatividade dos estudantes e a transformação de uma nova metodologia de ensino, focando principalmente a formação humana e cidadã. 

O programa se iniciou com três escolas estaduais de Ibirité. A instituição conta com uma localização e o espaço físico privilegiado. Além das salas, as aulas ocorrem na horta, jardins, piscina, poliesportivo, quadras, campo de futebol e um imenso espaço verde onde podem ser desenvolvidas as aulas.

Os alunos tomam café, almoçam e lancham durante o período que desenvolvem o acompanhamento pedagógico e as oficinas.

Além do acompanhamento pedagógico (que são as aulas de português e matemática) os jovens e adultos participam dos eixos formativos das áreas: Arte, Esporte e Lazer; Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnologia; Sustentabilidade, Educação em Direitos Humanos, Promoção da Saúde, Educação Ambiental, Educação Econômica, Economia Solidária e Criativa; Agroecologia e Iniciação Científica.

As OFICINAS realizadas no projeto são de diversas áreas do conhecimento: arte, circo, teatro, artesanato, música, dança, capoeira, karajucá, rádio escola, cinema, informática, natação, futebol de campo, futsal, vôlei, slackline, horta, meio ambiente, jogos e eventos culturais.

Em 2017, foram atendidas 8 escolas estaduais e 13 municipais, atendendo 1.400 jovens. A novidade foi a integração dos estudantes do ensino médio nos cursos técnicos e profissionalizantes ofertados pela Fundação Helena Antipoff.