Memorial Helena Antipoff é reconhecido como Museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

11/02/2019
12/02/2019

O rico legado deixado por Helena Antipoff vai ganhar maior visibilidade e reconhecimento com a inserção do Memorial Helena Antipoff no Sistema do "Instituto Brasileiro de Museus" (IBRAM). Concretizada no início deste ano, a inserção trará novas possibilidades para a Instituição, como a criação de uma página associada ao portal Museus.br, onde o usuário encontrará informações variadas sobre acervo, agenda, notícias, serviços, extração de planilhas, entre outras.

O objetivo deste trabalho é fortalecer, difundir e fomentar o Memorial Helena Antipoff, instalado na Fundação Helena Antipoff em Ibirité e, também, o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, localizado na Universidade Federal de Minas Gerais, no Campus Pampulha em Belo Horizonte, locais onde contém um vasto acervo bibliográfico relacionado às ações desenvolvidas por Helena Antipoff no Brasil e no exterior. Essas duas unidades recebem anualmente milhares de pesquisadores graduandos, pós-graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que buscam estudar a vida e obra de Helena Antipoff, reconhecida como uma personalidade que mais contribuições trouxe à Psicologia e à Educação Brasileira. Existem hoje, grupos de estudos sobre Helena Antipoff no Brasil, na França, na Suíça, na Espanha, nos Estados Unidos, na Rússia e em Portugal.

Para a coordenadora do Memorial, Mirian Aparecida Nonato “este acontecimento foi de grande relevância, pois o acervo do Memorial agora pode ser divulgado com mais facilidade por estar inserido no site Museus.br, onde pessoas de todas as localidades terão acesso a todas notícias e agenda de eventos”.

O Memorial/Museu Helena Antipoff se mantém como um espaço privilegiado de compreensão e difusão para a comunidade sobre sua própria história e seus valores culturais. É na comunidade que nos identificamos pelo pertencimento e pelo simples fato de compartilharmos memória. Sendo assim, viva a memória de Helena Antipoff!

fotos:

Assessoria de Comunicação / FHA