Você está aqui:

Notícias

Documentário vai retratar todas as fases da magnífica vida e obra de Helena Antipoff

Publicado em: 
15/02/2019
Última modificação: 
19/02/2019

Com o objetivo de difundir o rico legado deixado por Helena Antipoff, bem como sua magnífica história de vida, a Fundação Helena Antipoff está produzindo junto a produtora de vídeo “Postura Digital”, o documentário que vai mergulhar na sensibilidade humana de “Dona Helena”, mulher incrivelmente a frente de seu tempo.

Toda a história será contada por meio de depoimentos de pessoas que conviveram com ela no Brasil e no exterior e por pesquisadores de diversas nacionalidades, além do uso de materiais, como arquivos, fotos, diário das alunas, filmes e gravações de áudio. 
Para Guilherme Reis, um dos produtores e roteiristas do documentário, ‘’o grande desafio do projeto é fazer um recorte de uma história tão grande e ampla caber dentro de 52 minutos, é muita coisa interessante, e a nossa sorte é que quem conta as histórias são especialistas em Helena Antipoff, são pessoas que estudaram e escreveram livros e artigos sobre ela’’.

Mais do que uma homenagem póstuma, esse documentário será um poderoso instrumento de disseminação dos ideais educacionais de Helena. Seu trabalho será conhecido por um número infinitamente maior de pessoas, possibilitando que seus ensinamentos continuem a se multiplicar. 
Largamente conhecida no meio acadêmico de todo o mundo, Helena Antipoff ainda não tem a merecida visibilidade entre o público em geral. A realização do documentário preencherá essa lacuna e irá retratar o impacto das obras dela na vida de milhares de crianças e adolescentes ao longo dos seus 45 anos de dedicação ao Brasil.
“É uma história muito ampla e rica, e um dos lugares mais interessantes para vivenciar isso é na Fundação Helena Antipoff e todo o complexo educacional que ela criou em Ibirité, desde a Fazenda do Rosário até a Escola Sandoval Soares de Azevedo, pertecente à FHA”, ressalta o produtor Guilherme. O roteiro de filmagens da equipe incluiu, além de Ibirité, outras cidades, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e os países Rússia, França, Suíça. 
O documentário está previsto para ser lançado em abril deste ano, e inicialmente será destinado ao circuito de salas de exibição, podendo ser exibido em festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais.

Fotos: Produtora Postura Digital