Conheça o “Fazendo com as Mãos”, projeto de inclusão pedagógica realizado pelo Museu FHA e Escola Sandoval

09/08/2019
13/08/2019

O “Museu Helena Antipoff”, em conjunto com a equipe de apoio da Escola Sandoval Soares de Azevedo/FHA, desenvolve desde maio deste ano um importante projeto de inclusão pedagógica chamado “Fazendo com as Mãos”.

Um trabalho realizado com as crianças do processo de inclusão desenvolvido pela Escola Sandoval, que consiste basicamente na realização de diversas oficinas, jogos, brincadeiras, teatros e resgate de cantigas de roda, proporcionando aos alunos autonomia, socialização e aumento da autoestima. Um grande desafio, por ter em sua essência a metodologia voltada para os princípios pedagógicos de Helena Antipoff, que teve uma vida dedicada à educação de crianças excepcionais e aos necessitados.

“Com este trabalho, estamos conseguindo extrair o melhor destas crianças tão especiais para nós, pois o retorno que estamos tendo, nos traz grande satisfação”, relata Miriam, uma das coordenadoras do projeto.

No primeiro semestre deste ano, a turma do projeto realizou o “Arraiá da Flor”, uma festa junina planejada e organizada com a participação de todos os pequenos. Eles confeccionaram bandeirinhas, deram ideias para a decoração e sugeriram nomes para o mural de exposição de trabalhos realizados por eles. Uma tarde inteira de muitas brincadeiras, dinâmicas e variados lanches servido a todos alunos, pais e professores presentes.

Já no segundo semestre as atividades serão focadas em elementos extraídos da terra, argila, barro, terra e plantas. Também serão desenvolvidos teatros de fantoches, pinturas, desenhos e a realização do projeto ‘’Granjinhas’’, que consiste em visitas de reconhecimento e familiarização com a área verde da Fundação Helena Antipoff, a ser desenvolvido em parceria com a UEMG. Acreditamos que este contato da criança com a natureza irá incentivar a criatividade, o gosto pelo plantio e o cuidado com o meio ambiente.

Helena Antipoff usava a seguinte proposta: “ Deixar que a criança aprenda fazendo usando as mãos para trabalhar com argila, barro, madeira e terra. ” Pois ela acreditava que com alguma ferramenta em suas mãos a criança saberia criar aquilo que o coração deseja e o cérebro inventa.