Você está aqui:

Notícias

Curso Técnico em Recursos Humanos - ETSSA

Publicado em: 
19/02/2019
Última modificação: 
28/02/2019

QUEM É O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

 

 O Curso Técnico em Recursos Humanos tem como objetivo assegurar a formação de profissionais com capacidade de compreender e aplicar os diversos procedimentos de administração geral, de pessoal e de recursos humanos para suporte à gestão de pessoas; levando em consideração aspectos da legislação trabalhista, dos valores políticos e éticos e com compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais.

 

MERCADO DE TRABALHO

O técnico em Recursos humanos é um profissional preparado para exercer várias funções dentro do setor de recursos humanos nas mais diversas organizações. Ele organiza rotina diária da gestão de pessoas; elabora documentos administrativos; executa rotinas do departamento de pessoal como: admissão, ficha cadastral, apontamento do registro de ponto, controle de jornada de trabalho, cálculos de folha de pagamento, cálculo de férias, pagamento de encargos e benefícios sociais, 13º salário, demissão e homologação de rescisão de contratos; presta informações sobre direitos trabalhistas; planeja e executa atividades de recrutamento, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

A ingressão do aluno ao curso o possibilita no 1º módulo a qualificação em Assistente de Departamento Pessoal e ao término do 2º módulo a habilitação em Técnico em Recursos Humanos.

 

CARGA HORÁRIA

 Habilitação: Técnico em Recursos Humanos

Carga Horária: 800 horas

Qualificação Técnica de Nível Médio

Assistente de Departamento Pessoal

Carga Horária: 400 horas

Certificados e Diplomas

Ao término do Módulo I, o aluno fará jus à certificação de Qualificação de Assistente de Departamento De Pessoal.

Ao aluno concluinte dos Módulos I e II do Curso, será conferido e expedido o diploma de Técnico em Recursos Humanos, satisfeitas as exigências relativas:

- Ao cumprimento com aproveitamento satisfatório do currículo previsto para habilitação;

- À apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

 

CORPO DOCENTE

Coordenadora:

Patrícia Adriane Bicalho Araújo Machado

Formação acadêmica: Licenciatura plena em Língua Portuguesa, PUC Minas, Pós-graduação Latu Sensu em Letras, Português e Literatura, Ipemig e Pós-graduação em Gestão em educação, Impemig (em andamento).

Professores:

Israel Camilo

Formação acadêmica: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Andreza Andriele Mendes

Formação acadêmica:  Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Maria Lúcia Pereira Ventura

Formação acadêmica:  Tecnóloga de Recursos Humanos e Docência em Administração.

Cristiano André Amaral Borges

Formação acadêmica: Bacharel de Administração de Empresas, Licenciatura em Matemática e Pedagogia, Mestrado em Gestão da Educação.

Aurélio Antônio Gonçalves de Souza

Formação acadêmica: Bacharelado em Administração, Pós-graduação em MBA em gestão de Pessoas, Licenciatura em Administração, Gestão escolar e Pedagogia em andamento e Técnico em Informática.

Silmara Pereira Mateus

Formação acadêmica: Licenciatura em Matemática e Graduação em Gestão de Recursos Humanos

Jane Lisbôa do Carmo

Formação acadêmica: Bacharelado com ênfase em Marketing, Pós-graduação em Gestão Escolar Integradora, Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância, Técnico em criações e projetos e gestão de confrontos pelo CMDCA.

 

PRINCIPAIS PROJETOS

Outubro Rosa, datas comemorativas (Dia dos pais, Dia das mães, Dia das mulheres, etc,) Workshop: Coaching e o Planejamento do profissional, Colaborações e reflexões sobre inteligência emocional, Projeto Criação de empresa, envolvendo a criação de empresa, rotina de RH, processo de seleção, recrutamento, entrevistas, testes orais e escritos, dinâmicas, debates, logomarca, cálculo de folha de pagamento, leituras e comemorações, processo de seleção (como se vestir, postura), rescisão. Plano de carreira é um programa que estipula o caminho que cada funcionário deve percorrer dentro da empresa. Ele determina competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual a expectativa da organização em relação àquela posição. Plano de cargo e salários é um programa pragmático e mais técnico. Ele funciona como uma espécie de manual, estabelecendo quais cargos e funções existem na empresa, suas definições, as competências necessárias para o funcionário se encaixar em cada um deles e as faixas salariais que abrangem.

EMENTA DO CURSO

                                                                           

 

COMPONENTES CURRICULARES

EMENTAS

 

Administração Aplicada

 

O administrador e a administração; os primórdios e as influências da administração; abordagem clássica; abordagem estruturalista; abordagem da teoria das relações humanas; abordagem sistêmica; abordagem neoclássica; abordagem comportamentalista; abordagem contingencial; funções organizacionais e novas tendências; aplicação das teorias da Administração na Administração de Recursos Humanos.

 

Cálculos para folha de pagamento

Matemática básica: expressões numéricas; regra de sinais; operações com decimais e frações; operações básicas e operações inversas; grandezas proporcionais; regras de três e porcentagem; operações com mercadoria; juros simples e compostos. Planilhas e fórmulas para cálculos de folha de pagamento. Fundamentos e conceitos estatísticos: objetivo, população e amostra; processos estatísticos de abordagem; dados estatísticos; estatística descritiva; dados brutos; rol; séries estatísticas: apresentação de dados estatísticos; distribuição de frequência variável; construção de variáveis; representação e interpretação gráfica das séries estatísticas aplicadas ao RH. Medidas de tendência central (média, moda e mediana): lógica matemática: (operações e raciocínios lógicos).

 

Empreendedorismo

Estudos fundamentais de empreendedorismo: conceitos, seus fundamentos sócio históricos e filosóficos e sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. O empreendedorismo como aquisição de novos conhecimentos e experiências, propiciando ações transformadoras da realidade social dos sujeitos de forma individual e coletiva. Compreensões acerca do Cooperativismo e do Associativismo: possibilidades de oportunidades empreendedoras, estímulo à criatividade e à inovação para o mundo do trabalho. Empreendedorismo individual e coletivo e as tecnologias sociais.

 

Ética Profissional

As teorias éticas empresariais atuais. A tomada de decisão do ponto de vista ético. Código de ética adotado pelas organizações. Liderança e ética no trabalho. Moral, ética e cidadania no mundo do trabalho e no exercício profissional.

 

 

 

 

 

 

 

Gestão de Cargos e Salários

Conceitos, objetivos. Fatores determinantes da remuneração, motivação e benefícios. Plano de cargos e salários (PCS): Planejamento análise, descrição, especificação e avaliação de cargos, pesquisa salarial, estrutura e política salarial, planejamento de carreira. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Matrizes de competências (requeridas e evidenciadas); movimentação com base nas competências.

Gestão de Pessoas e Planejamento de Recursos Humanos

Estudos conceituais e históricos das teorias da gestão de pessoas e das abordagens psicológicas nas organizações. O processo de seleção, qualificação e aquisição de experiências de pessoas para o mundo do trabalho. Reflexões sobre a formação profissional, o desemprego e a empregabilidade na perspectiva socioeconômica atual. A construção comunicacional, motivacional e gerencial de equipes de trabalho. Os sistemas de organização e planejamento de atividades, de remuneração e negociação. A orientação, relocação e readaptação funcional nos espaços de trabalho. A resolução de conflitos e a busca da ambiência e da qualidade de vida nas organizações.

 

Gestão do Desempenho e Retenção de Talentos

Gestão do Desempenho. Conceito e definição de avaliação de desempenho. Avaliação de Desempenho com foco na gestão de competências. Técnicas de avaliação de desempenho. Avaliação 360 graus. Monitoramento do desempenho. Matrizes de referência. Check list. Feedback. Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos. A retenção de talentos como diferencial competitivo. Plano de Carreira. Empowerment. Endomarketing. Outplacement.

Gestão Estratégica de Resultados

Análise dos aspectos quantitativos e qualitativos da força de trabalho de uma Organização. Interpretação dos indicadores financeiros como instrumento de medição de aspectos pontuais ou de um programa. Noções de Indicadores Financeiros: de salário; de custo; de retorno; de receita; Lucro; valor orçado/previsto versus realizado; outros indicadores financeiros. Noções de Indicadores Operacionais, de Processo ou de Desempenho. Eficiência e eficácia de processos ligados à Gestão de Recursos Humanos: eficiência versus eficácia. Clima organizacional/ambiente de trabalho na mensuração das necessidades dos colaboradores e alinhamento às estratégias do negócio. O Balanço Social como ferramenta auxiliar à visibilidade sob o aspecto da responsabilidade social nas organizações. Indicadores que constam no balanço social – modelo do Ibase.

Informática Aplicada

Conceitos básicos de informática. Utilização de recursos avançados e de planilhas eletrônicas aplicadas aos Recursos Humanos - RH (macros, funções, fórmulas, taxas, formulários, gráficos avançados e tabelas dinâmicas). Uso dos recursos da Internet.

 

Legislação Trabalhista e Previdenciária

Abordagem histórica social e conceitual do trabalho e os modos de produção. Fundamentos do direito individual, origem e evolução dos direitos trabalhistas e as relações empregador/empregado, emprego/salário na legislação. Os contratos de trabalho e os direitos e obrigações do trabalhador. O trabalhador autônomo. As organizações sindicais; a seguridade do trabalhador, os benefícios previdenciários garantidos e as obrigações previdenciárias das instituições. A pobreza, conceitos históricos e os modelos de seguridade social.

 

 

Português Instrumental

A linguagem como elemento-chave de comunicação. Comunicação pessoal, impessoal, comunicação verbal e não verbal. O processo de comunicação: Referente. Emissor. Receptor. Código. Canal. Mensagem. Funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática, poética. Linguagem e comunicação. Sistema. Norma. Língua oral e língua escrita. Níveis de linguagem. Norma culta e variedades linguísticas. Dialetos, registros e gíria. Normatização gramatical (ortografia, pontuação e concordância).

Práticas de Departamento Pessoal

Documentos necessários ao cumprimento da legislação trabalhista: Rotina de Admissão de Pessoal; Legislação Base. Obrigações Trabalhistas da Empresa: Programa de Integração Social – PIS; Código Brasileiro de Ocupação – CBO; Registro de Horário; Cadastro Geral de Admitidos e Demitidos – CAGED; Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – SEFIP; Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT; Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. Cálculos Trabalhistas: Cálculo da Folha de Pagamento; Proventos; Descontos; Férias;13º Salário; Rescisão Contratual.

 

 

 

 

 

FOTOS DOS PROJETOS

Workshop: Coaching e o Planejamento do profissional, Colaborações e reflexões sobre inteligência emocional

Neste Worshop ministrado pela professora Andreza Carvalho (Professional & Coach – IBC Pedagoga, Gestora de Pessoas, Mestre em estudos linguísticos), a professora trouxe aos alunos atividades e técnicas que foram desenvolvidas a partir de conceitos e reflexões sobre a profissão a ser escolhida e qual carreira seguir, com atividades com roda das competências e preenchimento de diário de bordo.

 

PROJETO CRIAÇÃO DE EMPRESA

Este projeto tem como objetivo simular os processos administrativos dentro do ambiente de trabalho de uma empresa proporcionando aos alunos um aprendizado teórico e prático.  Ele busca o desenvolvimento dos alunos envolvendo a criação de empresa, rotina de RH, processo de seleção, recrutamento, entrevistas, testes orais e escritos, dinâmicas, debates, logomarca, cálculo de folha de pagamento, leituras e comemorações, processo de seleção (como se vestir, postura), rescisão.

Apresentação de trabalhos:

 

PROJETO OUTUBRO ROSA

Projetos como este do Outubro Rosa têm como objetivo a conscientização social da saúde dentro do âmbito de trabalho, incentivando não só o corpo da empresa, mas também a sociedade e a serem atentos à saúde. 

Alunos do curso de RH vestindo a camisa rosa apoiando a causa.