Você está aqui:

Notícias

Janeiro Branco

Publicado em: 
20/01/2021
Última modificação: 
20/01/2021

O mês de janeiro é um momento escolhido para ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental. No primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propícias a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
A campanha Janeiro Branco convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental, uma forma de chamar atenção da população para a importância do equilíbrio emocional e, principalmente, para afastar preconceitos sobre a busca de um psicólogo ou psiquiatra.
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha ganhou vida em janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia(MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
Em 2021, a oitava edição da campanha Janeiro Branco traz como lema: quem cuida da mente, cuida da vida.
É preciso entender que buscar ajuda psicológica não significa perder o controle, e sim manter-se no controle de sua vida.